Depoimento: Curso em Administração de Redes e Gestão de TI

Depoimento: Curso em Administração de Redes e Gestão de TI Estou muito animado com a dinâmica e o conteúdo deste curso. O conteúdo programático vai de encontro com os assuntos que eu, parti...
[ ler mais ]


Depoimento de Bruno Dantas sobre Material Gratuito

Depoimento de Bruno Dantas sobre Material Gratuito As apostilas foram desenvolvidas por nossos instrutores para cursos da Alfamídia atuais ou antigos, e estão disponíveis gratuitamente, ...
[ ler mais ]


Falando Sobre... Ecossistemas de ERP

Quero começar esse post convidando-o a pensar sobre o caso abaixo. O Gestor do Projeto de Seleção de ERP de uma empresa de médio porte da área de máquinas e equipamentos, alinhou as propo...
[ ler mais ]


Novo Curso Online: Gestão de Pessoas

A Alfamídia acaba de lançar o Curso Online de Gestão de Pessoas.
Com 1 ano de duração, o curso é voltado para o g...
[ ler mais ]


Curso Banco de Dados

Bancos de Dados e SGBDs, ou Sistemas de Gerenciamento de Bancos de Dados, são aspectos essenciais da área de Tecnologia da Informação, pois lidam com um dos elementos mais importante que qu...
[ ler mais ]


Curso Avançado de asp.Net com MVC


[ ver vídeo ]


Novos Recursos do Google para Postmasters

Publicação: 07/03/2016
Área: / Artigos / Novo recurso para e-mail marketing

Um dos aspectos mais importantes de uma estratégia de e-mail marketing é a capacidade de entregar e-mail na caixa de entrada dos clientes.

Isso pode ser menos grave quando utiizamos uma ferramenta de terceiros, como o Mailchimp, para fazer a entrega de nossos e-mails. O Mailchimp, e diversos serviços semelhantes, fazem este trabalho por nós. Por outro lado, havendo alguma ação que impacte na qualidade do envio, por exemplo, um excesso de reclamações sobre um e-mail, o Mailchimp tomará as ações que julgar adequadas, podendo até mesmo bloquear ou cancelar uma conta.

Ocorre que, por mais que o Mailchimp ajuda a obter boas taxas de entrega, cada vez mais os provedores criam mecanismos mais sofisticados para entender a origem de mensagens e selecionar e-mails de forma mais precisa. Assim, mesmo enviando através do Mailchimp, seu e-mail poderá chegar ou não ao cliente dependendo que questões relativas a saúde da sua lista, interesse dos clientes pelo seu e-mail, etc.

Isso é particularmente verdade com o gmail, com o google colocando um peso menor que outros provedores no mecanismo de envio, e um peso muito maior na mensagem e em que a está enviando.

Entender como o google trata seus e-mails e, principalmente, como ele enxerga e qualifica sua lista de e-mails, sempre foi um exercício de investigação, pois, diferente de outros provedores como hotmail e yahoo, o google sempre foi muito restrito nas informações que disponibilizava.

Recentemente isso começou a mudar com a disponibilização de um serviço para postmasters.

Entrando em postmaster.google.com você pode cadastrar um ou mais domínios que sejam de sua responsabilidade, e obter informações diretamente do google de como ele avalia o volume de spams que você envia, a qualidade dos IPs de onde sua mensagem é enviada, e outras informações úteis para gerenciar a entrega de e-mails.

Técnicas para garantir a qualidade do envio de e-mails são detalhadas na disciplina de E-mail Marketing I, um dos cursos que compõem o Extensivo Online em Marketing Digital

Um tutorial sobre o recurso para postmasters do Google em breve será incluído na disciplina.