Extensivo Jogos Digitais em Porto Alegre

A área de jogos digitais tem crescido cada vez mais no Brasil. É uma área com um amplo perfil de atuação, com espaço para desenvolvedores independentes, prestadores de serviço, empresários e funcionários de empresas de produção de jogos.

O profissional desta área pode atuar de forma mais ampla, especialmente se busca desenvolver jogos casuais de forma independente, ou pode se especializar em um nicho específico, seja o game design, programação do jogo, modelagem de personagens, criação de níveis, animação 3d, entre outros.

O curso de desenvolvimento de jogos digitais tem 1 ano de duração e se concentra na prática de desenvolvimento de jogos, atendendo principalmente o público que deseja trabalhar diretamente na construção de jogos, mas também sendo útil para todas as áreas.

Próximas Datas em Porto Alegre
(visite também cursos online Alfamídia para cursos em todo Brasil).
01/04/2017 - 24/03/2018: Sábados
06/04/2017 - 22/03/2018: Noite

Valor do curso:
ver valor do curso

Unidades

  • Personagens em 3D

    O curso de personagens em 3D abordará desde aspectos da construção do personagem, até sua modelagem, incluindo estruturas de ossos e técnicas de modelagem para permitir a movimentação do personagem.

  • Jogos Digitais de Estratégia

    Neste curso prático o aluno estudará um jogo simples de estratégia e trabalhará algoritmos específicos utilizados na implementação do jogo, desenvolvendo uma variação própria do mesmo.

  • Jogos Digitais para Mobile

    Neste curso serão estudados alguns jogos para mobile e desenvolvidos outros, visando mostrar ao aluno algumas características básicas do desenvolvimento de jogos para dispositivos móveis.

  • Construção de Jogos no GameMaker

    Neste curso o aluno desenvolverá pequenos jogos no GameMaker, uma das mais populares plataformas para desenvolvimento de jogos 2D.

  • Jogos 3D em Unity

    Este curso apresenta o desenvolvimento de um jogo em 3D no unity, passando pela modelagem tridimensional do cenário, definição das propriedades dos elementos, controle de camêra e dinâmica do jogo.

    O aluno estudará junto com o instrutor as partes mais importantes do jogo e trabalhará desafios de modificação e personalização do jogo.

  • Programação de Jogos em Javascript

    O aluno trabalhará no estudo de diversos jogos desenvolvidos em javascript e HTML 5 que executam no próprio browser, incluindo um jogo de tiro controlado pelo mouse e um mini-jogo de RPG.

    Nas aulas presenciais serão mostrados e discutidos segmentos de código do jogo, e lançados desafios, que serão trabalhados na aula seguinte. Os códigos-fonte, apostilas detalhando o código de cada jogo, e videoaulas mostrando o desenvolvimento de todo o código, bem como repostas detalhadas dos desafios, acompanham cada aula.

  • Jogo de Plataforma em Unity

    O aluno aprenderá a utilizar a game engine Unity para desenvolver jogos de plataforma 2D, passando por todo o processo de criar o personagem, definir o cenário, controlar o movimento do jogador e inimigos, controlar a pontuação e vidas.

    Ao final do curso, o aluno terá um jogo completo de plataforma que ele próprio customizou.

  • Jogos Casuais

    Neste curso, o aluno trabalhará com jogos do estilo casual games, ou jogos casuais.

    Neste perfil de jogos, a jogabilidade é fundamental, assim como a facilidade de entender as regras. O jogador não deseja investir muito tempo em entender a dinâmica do jogo, ou descobrir regras sofisticadas, mas quer rapidamente se divertir em um jogo divertido e sem grande compromisso de energia ou tempo.

Metodologia de Ensino dos Extensivos Presenciais

Os extensivos são dividos em módulos que são ministrados ao longo de um ano. Cada módulo é composto por um conjunto de exemplos de códigos e um conjunto de desafios, que são trabalhados em uma sequência pré-definida pelo instrutor. Basicamente, novos exemplos e novos desafios são apresentados a cada aula.

Este modelo se baseia na ideia que é a prática que vai lhe dar naturalidade e fluência para ter um real domínio das ferramentas, conceitos e metodologias apresentadas em aula.

Adicionalmente, os mesmos exemplos e desafios também são disponibilizados na forma de vídeos, permitindo que você estude e revise o conteúdo apresentado.