Depoimento: Curso em Administração de Redes e Gestão de TI

Depoimento: Curso em Administração de Redes e Gestão de TI Estou muito animado com a dinâmica e o conteúdo deste curso. O conteúdo programático vai de encontro com os assuntos que eu, parti...
[ ler mais ]


Depoimento de Bruno Dantas sobre Material Gratuito

Depoimento de Bruno Dantas sobre Material Gratuito As apostilas foram desenvolvidas por nossos instrutores para cursos da Alfamídia atuais ou antigos, e estão disponíveis gratuitamente, ...
[ ler mais ]


Falando Sobre... Ecossistemas de ERP

Quero começar esse post convidando-o a pensar sobre o caso abaixo. O Gestor do Projeto de Seleção de ERP de uma empresa de médio porte da área de máquinas e equipamentos, alinhou as propo...
[ ler mais ]


Novo Curso Online: Gestão de Pessoas

A Alfamídia acaba de lançar o Curso Online de Gestão de Pessoas.
Com 1 ano de duração, o curso é voltado para o g...
[ ler mais ]


Curso Banco de Dados

Bancos de Dados e SGBDs, ou Sistemas de Gerenciamento de Bancos de Dados, são aspectos essenciais da área de Tecnologia da Informação, pois lidam com um dos elementos mais importante que qu...
[ ler mais ]


Curso Avançado de asp.Net com MVC


[ ver vídeo ]


Curso de Criação de Jogos Javascript

Publicação: 03/05/2016
Área: / Artigos / Curso de Criação de Jogos Javascript

Aprendendo a Programar e Criar Jogos Javascript



No curso Criando Jogos Javascript, utilizamos o jogo de tiro MIAUS2 para revisar e aprofundar diversos conceitos de programação javascript, em especial o uso de orientação a objetos e herança em javascript.

Faça o download do arquivo zip a seguir, que contém os fontes do jogo, as imagens utilizadas, bem como demais arquivos que são utilizados nas lições mostradas em vídeo. Após o download, descompacte o arquivo em um diretório de sua máquina, e abra o miaus2.html no navegador Chrome (se o Chrome for seu navegador default basta um duplo clique no arquivo, para ele ser aberto).



Abra também o arquivo fonte em um editor de sua preferência. Iremos manipular diretamente o código javascript do miaus2.html ao longo dos exercícios.

O objetivo deste curso é duplo. Por um lado, um jogo nos dá uma oportunidade lúdica e interativa de demonstrar e praticar uma série de conceitos avançados de programação em javascript, inclusive fazendo uma demonstração das vantagens da programação orientada a objetos em termos de facilidade na construção de programas mais legíveis e organizados.

O segundo objetivo é diretamente relacionado a quem deseja desenvolver jogos digitais. O javascript é uma das linguagens utilizadas hoje para desenvolvimento de jogos, e sua sintaxe é bastante semelhante a C# e outras linguagens utilizadas em Game Engines, como a Unity. Ao compreender como são implementados sprites, como a orientação a objetos é utilizada na programação, o aluno está adquirindo conhecimentos e habilidades que serão úteis para desenvolver jogos profissionais.

Código 100% Livre



Estando ou não inscrito no Curso Criando Jogos Javascript você está autorizado a utilizar livremente o código-fonte do Miaus 2.0, inclusive como base para o desenvolvimento de seus próprios jogos, comerciais ou não. Pedimos apenas a manutenção da referência de autoria do programa original.

Assim, se você quer desenvolver um primeiro jogo em javascript, provavelmente utilizar o Miaus 2.0 como esqueleto inicial para servir de base para sua aplicação vai facilitar e acelerar o desenvolvimento de um primeiro jogo, especialmente se for de temática semelhante.

Curso Gratuito de Programação com o Miaus 1.0



O curso anterior de programação, que mostra os primeiros passos do desenvolvimento do Miaus, é gratuito, e você pode se inscrever sem custo neste link: Curso de Jogo Javascript Miaus 1.0.

Mas, aproveite, e faça sua inscrição no Extensivo Completo em Criação de Jogos Digitais (se seu interesse é a área de Jogos), ou no Extensivo em Desenvolvimento Web e Mobile (se seu interesse é na área de programação Web). Ambos são cursos de 12 meses, nos quais o curso de criação de jogos javascript representa menos de 4% de todo o conteúdo.