Extensivo Design e Web Design em Porto Alegre

O Extensivo Alfamídia em Design Gráfico é um curso prático em que, ao longo de 1 ano, você irá trabalhar ativamente na construção de trabalhos práticos de Design Gráfico, Web Design e Marketing Digital.

O curso é dividido em 8 módulos que são ministrados nos meses de março a junho e agosto a novembro, aos sábados pela manhã, ou em um dia da semana. Há um intervalo nas aulas em Julho, e de dezembro a fevereiro.

Cada unidade é ministrada por um instrutor que atua profissionalmente na área e é especializado no tema da unidade. Assim, uma aula de Photoshop é ministrada por um profissional para quem o Photoshop é uma ferramenta de trabalho que ele utiliza diariamente.

Para saber mais sobre cada uma destas áreas, visite os links em nosso portal Alfamídia Online: Aprender Design Gráfico, Aprender Web Design e Aprender Marketing Digital.

Você também vai encontrar informações sobre estas áreas no Guia do Estudante, da editora abril, nas seções de Design Gráfico e Marketing.

Próximas Datas em Porto Alegre
(visite também cursos online Alfamídia para cursos em todo Brasil)
02/10/2017 - 24/09/2018: Noite
02/10/2017 - 24/09/2018: Tarde
07/10/2017 - 22/09/2018: Sábados
09/10/2017 - 24/09/2018: Manhã

Valor do curso:
ver valor do curso

Conteúdo Programático

HTML 5 e CSS
Este curso de HTML é ministrado em quatro aulas, cada uma com uma análise aprofundada de um site completo HTML. Seguindo o modelo didático dos Extensivos Presenciais Alfamídia, o aluno tem acesso, antes do primeiro dia de aula, e durante o curso, a diversos conteúdos de HTML5 e CSS e Web Design Responsivo. Na primeira aula, o instrutor trabalhará com o estudo de um template profissional de um site de Yoga, mostrando como é construído cada elemento do site, tanto no aspecto da semântica da informação (em html) quanto do layout (com css). No dia da aula, o mesmo conteúdo da aula é disponibilizado online, em uma série de videoaulas e fontes do exemplo apresentado. No segundo dia de aula, será trabalhado um site de cursos, seguindo a mesma dinâmica. Da mesma forma, o terceiro e último dia de aula apresentarão, cada um, um site diferente. No último dia, além de HTML e CSS, o aluno terá a oportunidade de trabalhar com um template que utiliza Bootstrap.

SEO
Saiba como colocar um site em posição de destaque nas pesquisas do google. Aprenda como sistemas de pesquisa como o google operam, customize páginas para melhorar a otimização in-page, trabalhe estratégias de link building, entenda as ações que podem auxiliar ou prejudicar a posição de uma página na pesquisa. Conheça e aprenda a utilizar as ferramentas online adotadas pelos principais profissionais de SEO.

Photoshop
O curso apresenta tanto o uso básico da ferramenta quanto uma série de filtros, efeitos e técnicas para manipular imagens, trabalhar com camadas, ajustar cor e outras atividades típicas de um profissional que utiliza Photoshop para Design Gráfico, Web Design, fotografia, ilustração. Ao longo de 4 aulas, você verá uma série de exemplos do uso de técnicas profissionais para manipular imagens, recortar cabelos, aplicar efeitos, corrigir tonalidades, trabalhar com camadas, canais de cor, e utilizar filtros para produzir efeitos sofisticados com o Photoshop.

Wordpress
Aprenda a criar sites utilizando diretamente o wordpress como plataforma de gestão de conteúdo. Veja, na prática, como utilizar serviços online que disponibilizam a plataforma Wordpress e mesmo como fazer a instalação de um servidor próprio. Entenda como utilizar plugins para qualificar seu site e melhorar sua produtividade, e otimizar para pesquisas de search engines.

Google Analytics
Através do Google Analytics, o aluno aprenderá a mensurar os resultados em termos de visitas ao site bem como identificar a origem e perfil dos visitantas. Trabalhe na prática com o Google Analytics para extrair as informações que você precisa para fazer a gestão de seu site. Acompanhe os acessos em tempo real, identifique de onde vieram os usuários, instale extensões para acompanhar na própria página relatórios de cliques e visitas. Aprenda, também, a fazer segmentações específicas, de forma a gerar relatórios por página, por perfil de usuário, por georreferência ou por outros atributos que você definir. Ao final do módulo, você estará apto a ter uma visão precisa dos acessos a seu site.

InDesign
Aprenda a utilizar o InDesign e trabalhar com questões de arte-final e produção gráfica. Entenda as vantagens e a importância do InDesign para determinados tipos de produção, para as quais o Illustrator não é a ferramenta mais adequada. Aprenda a produzir layouts e publicar ebooks. Entenda como o Adobe Indesign permite um controle mais fácil e preciso para a edição de jornais, revistas e livros.

E-Mail Marketing
O e-mail marketing segue sendo um importante instrumento de divulgação e comunicação com clientes e contatos, porém as estratégias de ação mudaram muito ao longo dos anos. Hoje, o controle de SPAM é uma questão fundamental, com os provedores se tornando cada vez mais efetivos no combate a e-mails indesejados. Neste curso de e-mail marketing serão tratados aspectos da captação de leads com uso de ofertas de produtos gratuitos, opções de manutenção e limpeza de mailing lists, diferenças nos bloqueios adotados por diferentes servidores de e-mail, como Google, Microsoft e Yahoo, e estratégias para envio de e-mail. O curso aborda também o funcionamento dos controles anti-spam, as estratégias para uma ação de e-mail marketing efetiva e o uso de plataformas de envio de e-mails. Serão trabalhados exemplos práticos de uso de ferramentas como o MailChimp, que fazem o envio do e-mail para você, bem como importação de listas e análise dos relatórios de visualização.

Adobe Illustrator
Neste curso trataremos da ferramenta Adobe Illustrator e seu uso na criação de ilustrações, logotipos e imagens vetoriais de uma forma geral, bem como na construção de layouts para folders e materiais impressos. Também serão tratados, neste módulo, conceitos relacionados a psicologia das cores, a tipografia, bem como uma visão geral de semiótica e gestalt.

Metodologia de Ensino dos Extensivos Presenciais

Os extensivos são dividos em módulos que são ministrados ao longo de um ano. Cada módulo é composto por um conjunto de exemplos de códigos e um conjunto de desafios, que são trabalhados em uma sequência pré-definida pelo instrutor. Basicamente, novos exemplos e novos desafios são apresentados a cada aula.

Este modelo se baseia na ideia que é a prática que vai lhe dar naturalidade e fluência para ter um real domínio das ferramentas, conceitos e metodologias apresentadas em aula.

Adicionalmente, os mesmos exemplos e desafios também são disponibilizados na forma de vídeos, permitindo que você estude e revise o conteúdo apresentado.