Publicação: 10/06/2016
Área:Desenvolvimento Web e Mobile
Para responder a esta pergunta, eu primeiro gostaria de saber se aprender a jogar futebol é difícil?
É, é difícil, basta ensinarmos futebol do jeito certo.
Começamos com a teoria. Regras, distâncias do campo, tipos de grama. Na sequência, um importante estudo histórico. A origem do futebol, exemplos de outros jogos anteriores com bolas - não esquecendo, é claro, de incluir os jogos realizados pelos nativos do nosso continente e afrodescendentes, para seguirmos a legislação brasileira sobre educação.
No terceiro semestre podemos iniciar com algo mais prático. Futebol de botão (não podemos colocar os alunos direto a jogar futebol, seria muito difícil, e eles têm que aprender a lógica do jogo primeiro).
Provavelmente, no quarto semestre, se for um curso realmente bom, podemos ter um pouco de física. Um aluno não pode jogar futebol sem entender o que está por trás, o princípio do movimento. Como ele pode chutar a gol sem entender de inercia, massa, aceleração? Como pode fazer um gol por cobertura sem ter a mínima noção das leis da gravidade?
Lá pelo quinto semestre podemos começar algumas partidas (simuladas é claro). Provavelmente já não teremos muitos alunos, mas isso é natural, pois futebol é muito difícil, e infelizmente os jovens de hoje são muito preguiçosos.
Bom, se este cenário pareceu a vocês tão absurdo quanto pareceu a mim, fica a pergunta: por que é assim que as faculdades ensinam programação?
Nossa visão é diferente, e expusemos ela em mais detalhes em um artigo anterior: O que é lógica de programação
De todo modo, estamos desenvolvendo uma apostila gratuita de lógica de programação (que não vamos chamar de lógica de programação, que é um péssimo nome) que segue em uma outra linha. Se quiserem acompanhar a construção da mesma, visitem Aprendendo a Programar no blog Aprendendo Javascript.
(51) 3024-0730 - info@alfamidia.com.br - Porto Alegre/RS