Apostila Gratuita

Apostila de loja virtual em PHP

A Alfamídia está disponibilizando diversas apostilas de seus cursos gratuitamente, algumas recentes e outras de cursos que foram descontinuados.

Visite nosso portal de cursos online www.alfamidiaonline.com.br para conferir também nossos cursos online pagos e gratuitos.

Preencha seu e-mail para receber o link de nossa apostila para download.

A apostila é totalmente livre para qualquer uso, mas pedimos que não a redistribua, mas sim, se quiser contribuir para mantermos nosso projeto de distribuir materiais gratuitamente, que faça um link para esta página.

E-mail

Link Alternativo

ecommerce-php.pdf

Cursos Relacionados

Pessoas que fizeram download desta apostila também contrataram os seguintes cursos online Alfamídia:

Trecho da Apostila

4.1 O Diagrama E.R. do Banco de Dados

Abaixo você pode acompanhar como será a estrutura do banco de dados para a loja, apesar de ser uma estrutura simplificada ela possibilita que implementações adjacentes que venham a surgir de cliente para cliente

O Banco será composto pelas seguintes tabelas:

1. tipo_produtos: tabela responsável por armazenar os dados dos tipos de produtos existentes na loja (hardware, software, suprimentos, etc).

2. produtos: tabela responsável por armazenar todos os produtos que estão cadastrados na loja virtual, campos essenciais como nome, descrição e valor estão presentes, ressaltando-se o campo “destaque” o qual servirá para destacar alguns produtos que serão apresentados na página inicial do site.

3. clientes: relação de todos os clientes que compraram na loja, no processo final será solicitado o cadastro do cliente ou a login do mesmo caso já possua cadastro conosco.

4. pedidos: tabela que armazena o resumo de pedidos, coletando dados simplificados da compra como código do cliente, data do pedido e total do pedido.

5. produtos_pedidos: tabela relacional responsável por vincular produtos da loja com os pedidos efetuados pelos clientes já cadastrados. É importante mencionar que essa tabela alem de armazenar o código do produto, armazena também os seu valor no momento da compra, evitando que futuras alterações nos preços venham a comprometer os dados já adicionados no banco.

6. usuarios: nessa tabela estão cadastrados os usuários que serão capazes de administrar a loja, observe que o campo senha é um VARCHAR de 50, sendo necessário esta tipagem para armazenarmos senhas criptografadas em MD5, aumentando assim a confiabilidade e segurança do ambiente