Meus e-mails foram bloqueados! E agora?

Publicação: 30/01/2019
Área:Marketing Digital

Meus e-mails foram bloqueados! E agora?

Seu e-mail marketing parou de dar resultado de uma hora para outra. Clientes retornam que não receberam o e-mail que você enviou. Você está recebendo mensagens de erro na sua caixa de entrada.

Seu e-mail está bloqueado e você precisa fazer algo a respeito.

Em um artigo anterior, mencionamos a importância de monitorar os sinais vinculados a taxa de entrega de seus e-mails E-mail marketing: monitorando os sinais.

Neste artigo falamos sobre o que fazer quando seu e-mail já foi bloqueado. É fundamental entendermos o tipo de bloqueio e quem está bloqueando, para então buscar a melhor solução.


Os tipos mais comuns de bloqueio

Há dois tipos mais comuns de bloqueio de envio de e-mail: por IP e por domínio.

  • Bloqueio de IP
    O bloqueio por IP está bloqueando o endereço IP utilizado por quem está enviando seu e-mail. Se você não está utilizando um servidor próprio para envio, isso em geral é uma questão que precisa ser tratada por quem fornece o serviço para você. De sua parte, você pode, por exemplo, passar a utilizar outro serviço de envio.

    Observe, porém, que se é você que está causando o bloqueio, este é um problema para o serviço de envio. Por isso, muitos inclusive bloqueiam as contas de quem tenta enviar spam, para não serem eles próprios penalizados. Se você tem algum problema na sua política de envio que está causando o problema, cedo ou tarde terá que resolver.

  • Bloqueio de domínio
    O bloqueio de domínio é, em certo sentido, um problema maior, pois é o domínio do remetente que está sendo bloqueado.

    Muitas vezes este bloqueio é temporário, e depois de alguns dias seu domínio pode parar de ser bloqueado. Alternativamente, você pode passar a utilizar outro domínio para seus envios, mas, na mesma lógica do bloqueio de IP, se você não identificar o que está causando o bloqueio, há grandes chances do problema se repetir em pouco tempo.

    Importante: o bloqueio de domínio é uma das razões que torna recomendável você utilizar dois domínios diferentes, um para suas mensagens de e-mail marketing, e outro para as comunicações diretas da sua equipe. Assim, qualquer bloqueio por spam não vai afetar a comunicação por e-mail dos colaboradores da empresa.


Quem está me bloqueando

Há diferentes origens para um bloqueio. As principais são:

  • Listas Públicas de bloqueio (blacklists)

    As principais listas de bloqueio são listas de IPs que foram identificados como fontes de spam, embora também existem listas de domínios.

    Estas listas são utilizadas por boa parte dos provedores de e-mail para testar se devem ou não receber um e-mail. Em geral, elas possuem uma opção do proprietário do IP pedir para ser retirado da lista. Em algumas listas, este pedido de retirada só pode ser feito uma ou poucas vezes.

    Lembre-se que esta é uma questão que você deve lidar diretamente apenas se você está enviando diretamente seus e-mails, sem o uso de um serviço terceiro.

    Para saber se seu IP ou domínio está bloqueado, se você está enviando diretamente, utilize serviços como MXToolBox.

  • Bloqueio pela Microsoft

    Embora também utilize as blacklists públicas, a Microsoft mantém um controle interno próprio que monitora IPs e domínios.

    Se seu e-mail parou de ser recebido em domínios outlook.com, hotmail.com, msn.com, live.com, isso quase certamente indica um bloqueio da microsoft.

    Observe as mensagens recebidas de erro quando você envia um e-mail para estes domínios, pois elas podem confirmar o bloqueio.

    Confirmado que você está com um bloqueio na Microsoft, você pode requisitar a Microsoft a liberação do bloqueio preenchendo um formulário online: suporte Microsoft

  • Bloqueio pelo Google

    O google utiliza tanto bloqueios de IPs como de domínios. Como comentado, bloqueios de domínio costumam ser temporários.

    Visite Postmaster Google, o serviço do Google para responsáveis pelo envio de e-mails, conforme divulgamos em nosso artigo: Recursos do google para postmasters. Este serviço vai lhe fornecer informações importantes sobre como o google monitora e avalia os IPs e domínios que você utiliza.


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