Por que o Excel é um diferencial competitivo para profissionais e empresas

Por que o Excel é um diferencial competitivo para profissionais e empresas

Publicação: 28/02/2019
Área:Excel e Informática Geral

Por que o Excel é um diferencial competitivo para profissionais e empresas

É importante para um profissional ser capaz de realizar um trabalho produtivo, qualquer que seja seu ramo de atuação. Isso pode parecer óbvio, mas é sempre importante enfatizar, pois de fato é algo que muitas vezes não é dado o devido valor.

A produtividade do profissional é importante para ele e para o local onde trabalha, seja ele funcionário de uma empresa, dono do próprio negócio ou autonomo. Vejamos:

  • Ao buscar um emprego, suas chances de ser aprovado em uma entrevista aumentam se você puder demonstrar que é altamente produtivo.
  • Empregado, suas chances de crescer no local de trabalho são diretamente relacionadas a quanto você consegue mostrar de resultado. E, se não são, sua produtividade pode ajudá-lo a buscar um novo emprego.
  • Para o autônomo, a produtividade é ainda mais importante. Define quantas horas você vai ter que trabalhar, quanto vai poder cobrar, etc.
  • Para a empresa, a produtividade dos colaboradores é uma questão fundamental. Funcionários mais produtivos rendem mais, são mais satisfeitos e é mais fácil investir no crescimento deles.




Que fatores definem a produtividade?

Existem diversos fatores que definem se você vai realizar um trabalho de forma produtiva.

  • Fatores específicos do trabalho: um profissional pode ser muito produtivo em uma ocupação, e não ser nada produtivo em outra. Além de questões do ambiente, gestão e chefia, há as habilidades específicas que aquela atividade exige. Talvez você seja ótimo para trabalhar no financeiro, mas não seja bom com vendas.

  • Conhecimentos específicos da atividade: ao começar uma nova atividade, é possível que sua produtividade aumente ao longo do tempo, a medida que domina conhecimentos específicos que são exigidos. Talvez você tenha que saber mais sobre os processos da empresa ou sobre os sistemas que a empresa usa. São conhecimentos que você só começa a adquirir quando inicia suas atividades.

  • Habilidades comportamentais, as soft skills: Você consegue se relacionar bem com as outras pessoas? Sabe trabalhar em equipe? É pontual? Estas e outras questões comportamentais e de postura profissional vão criar um ambiente melhor ou pior no seu trabalho, e vão diretamente influenciar na sua produtividade.

  • Conhecimentos e habilidades gerais: Você sabe escrever corretamente? Consegue fazer cálculos com precisão? Tem uma boa compreensão de textos? Um bom raciocínio lógico-matemático? Sabe usar bem o computador? Em maior ou menor grau, estas questões serão importantes em quase qualquer atividade.





Há questões específicas e questões gerais de produtividade

Dos quatro itens citados acima, os dois primeiros são mais específicos de determinada atividade. Ao começar em uma empresa, ou iniciar um negócio, o profissional será desafiado a adquirir novos conhecimentos e habilidades. Por mais que ele se prepare antes, cada atividade tem suas questões e desafios específicos.

Porém, os dois itens seguintes são genéricos. Talvez em determinada atividade, ser pontual é muito mais importante que em outra atividade. Talvez escrever bem não seja tão relevante em determinado trabalho. Mas não são conhecimentos e habilidades específicos de uma atividade. Você não aprende a escrever bem para ser um advogado ou escritor. As escolas ensinam porque é uma habilidade para ser usada em qualquer lugar.

Estas habilidades, comportamentais ou técnicas, são elementos que auxiliam sua produtividade e, em última análise, o seu sucesso.

Investir em habilidades gerais é importante e cria um diferencial tanto para pessoas quanto para empresas que investem em seus colaboradores.



O Excel é uma ferramenta geral

Na verdade, o Excel é talvez a ferramenta geral mais popular do mercado.

Praticamente toda empresa de determinado porte tem sistemas específicos. Sistemas que controlam o ponto, o fluxo de caixa, a emissão de notas, o estoque. Pode ser um único sistema ou vários. Podem ser sistemas genéricos, ou desenvolvidos especificamente para a empresa.

E praticamente toda empresa utiliza, junto com estes sistemas, o Excel. Por que? Porque toda e qualquer atividade de cálculo, registro, transferência de dados, que os sistemas da empresa não comportem, muito provavelmente serão executados no Excel.

Há exceções? Claro que há. E a maioria das exceções são empresas que não tem sistema e utilizam apenas o Excel.



O Excel é mais produtivo quanto mais você domina ele

Com um pouco de esforço, você pode aprender o uso básico do Excel. E, com o uso básico, você consegue fazer o que precisa.

O problema é justamente este: como você consegue fazer o que precisa com o uso básico do excel, não existe estímulo para você aprender mais.

O grande dilema de quem apenas usa o Excel, sem nunca ter estudado é este: por que gastar 30 minutos aprendendo a fazer em 5 minutos algo que faço em 10 minutos? Na correria do dia a dia, acaba que tendemos a sempre gastar os 10 minutos.

Só que, e isto vale para profissionais e empresas, o domínio mais avançado da ferramenta aumenta a produtividade de todas as atividades que fazemos em excel. O estudo do Excel nos dá PRODuTIVIDADE.


O curso mais procurado por empresas

A Alfamídia atua há 19 anos com cursos para profissionais e empresas. Para empresas temos cursos de marketing, design, programação, gestão.

E o curso mais pedido é sempre Excel. Por que? Porque o excel representa para as empresas um ganho de produtividade, independente do sistema, processos ou ramo de atividade. Os colaboradores que dominam o Excel executam cálculos, registros e manipulação de dados mais rápido.



O diferencial para uma contratação

Especialmente se você está começando, seu currículo vai ter pouco a mostrar, mas os de seus concorrentes para uma vaga também.

E provavelmente seu entrevistador sabe que saber Excel faz diferença. Provavelmente já está inclusive com pedidos para realizar treinamentos e atualizações em excel para a equipe, e ainda tem que pensar em capacitar em excel quem for contratado.



Cursos Alfamídia

A Alfamídia oferece desde cursos online gratuitos até formações avançadas completas em Excel, tanto para empresas quanto para profissionais: