Marketing Digital: o primeiro Google Ads a gente nunca esquece

Publicação: 26/02/2019
Área:Marketing Digital

Começando no Google Ads

A Alfamídia ja publicou alguns artigos sobre questões de ROI vinculadas ao Google Ads, e disponibiliza um curso gratuito para quem busca iniciar o uso da plataforma. Links a seguir:



Este artigo tem por objetivo atingir um público diferente daquele que já está utilizando a plataforma de anúncios do Google e está trabalhando para suas campanhas gerarem mais resultados por menos custo. Aqui, nosso público é quem ainda não iniciou no Google Ads, e busca dar os primeiros passos na ferramenta.



Passo 1: estude

O curso online gratuito da Alfamídia dá o passo a passo para configurar uma primeira campanha no Google Ads. Além disso, o próprio Google Ads tem uma documentação detalhada, em português, com os primeiros passos para trabalhar com a ferramenta.

Você pode começar pela própria página inicial do Google Ads, https://ads.google.com/, ou pela página de suporte da ferramenta Ajuda do Google Ads.

Em qualquer opção, porém, você precisará iniciar o uso do Google Ads e começar suas primeiras campanhas, e seu desafio talvez esteja muito mais em gerar um resultado que compense seu investimento do que nas questões técnicas da criação do anúncio.



Antes do Passo 2: nem sempre começar com o planejamento estratégico é o melhor

Em praticamente qualquer livro ou blog sobre estratégia de marketing digital ou marketing tradicional, a recomendação é que, como primeiro passo, você deve montar uma estratégia clara, com metas bem definidas, objetivos a serem alcançados, orçamentos de investimento, público alvo, etc.

E tudo isso, na verdade, faz bastante sentido. Mas, ao mesmo tempo, pressupõe que você tenha um mínimo de conhecimento sobre as ferramentas a serem utilizadas e o potencial das mesmas.

Muitas vezes, você se vê na situação de iniciar algo novo, talvez fora de sua área de expertise - você pode ser um empresário que está iniciando no google ads para divulgar o próprio negócio, por exemplo, e não ser da área de marketing. Nestes casos, até mesmo criar uma estratégia será difícil por você efetivamente desconhecer o Google Ads e seu potencial.

Mais grave ainda: sem conhecer a ferramenta, é muito fácil inicar rápido demais, por exemplo, montando um planejamento estratégico, alocando verbas, definindo ações táticas, apenas para, ao longo da campanha, já tendo se comprometido com uma ação, descobrir que o Google Ads não está gerando o tipo de retorno que você esperava. Nestes casos, você se vê obrigado a refazer todo seu planejamento estratégico a luz dos conhecimentos recém adquiridos de como a ferramenta se comporta em uma situação real.

A verdade é que nem toda estratégia é previamente planejada, algumas surgem de forma emergente, ao longo do tempo, a medida que se ganha experiência, e, no caso do marketing digital, se você não tem uma clareza sobre as potencialidades das ferramentas, adquirir um melhor domínio do Google Ads e de outras ferramentas de marketing pode ser mais prioritário que iniciar com a definição formal de uma estratégia.



Passo 2: comece pequeno

Se você está iniciando pela primeira vez uma ação no Google Ads, sua primeira prioridade deve ser: ganhar o máximo de conhecimento pelo mínimo de custo.

Neste sentido, minha recomendação é que comece pequeno. Trabalhe com verbas pequenas, espaçadas ao longo do tempo, e invista fortemente na variação das ações e em estratégias diferentes, testanto palavras-chave, modos de pagamento, patamares de investimento, público-alvo e abrangência dos anúncios.

O mais importante, porém, invista na monitoração do resultado. Tente saber o máximo sobre o retorno de cada centavo investido em propaganda. Quantas pessoas efetivamente visitaram seu site, quantas fizeram algum cadastro, quantas compraram, quantas retornaram mais de uma vez, etc.



Dicas do passo 2: maximizando seu investimento inicial

Seu grande desafio, nos primeiros passos do uso do Google Ads, é descobrir como gerar o melhor ROI possível. Quanto maior for seu retorno pelo investimento, mais fácil é expandir seu investimento depois.

Quando não se tem experiência na ferramenta, e você está ainda aprendendo a dar os primeiros passos nas ações de marketing no Google Ads, é mais fácil começar com ações que gerem o máximo de lucratividade, mesmo que inicialmente com um volume pequeno, e depois trabalhar para aumentar o volume mantendo a lucratividade. Fazer o contrário, começar buscando volume, e depois tentar chegar em um retorno adequado, é mais arriscado, mais difícil, e mais caro.

Então, crie sua primeira campanha no Google Ads com estas dicas básicas em mente:

  • Identifique seu melhor produto de venda. Em especial, se souber, o produto que melhor vende na internet. Comece sua campanha por este produto.
  • Limite tanto quanto possível a região de seu anúncio. Se você é mais conhecido e tem um público maior em determinada cidade, inicie sua campanha anuncio ali.
  • Comece com valores pequenos de leilão. Não se preocupe em ocupar a primeira posição de início, preocupe-se apenas em gerar algum volume que permita mensurar os resultados. Se você conseguir um bom resultado com lances pequenos no leilão, no futuro pode aumentar gradativamente os lances para buscar mais volume.
  • Faça vários anúncios para cada palavra-chave.
  • Teste diferentes palavras-chave, mas tenha foco naquelas usadas por quem está buscando comprar o produto que você vende. Este é o melhor público para atingir, aquele que está pesquisando para comprar o que você vende.




Passo 3: mensurar, analisar, refinar

Não se preocupe em aumentar seu volume no início, a menos que o volume esteja tão baixo que você não consiga gerar resultados efetivos para poder medir.

Preocupe-se em mensurar exatamente o retorno obtido, em identificar o que está funcionando melhor e o que não está dando resultado, e, investindo mais nas ações de maior retorno, vá aumentando seu resultado até chegar em um patamar que você está satisfeito.

Quando estiver com um resultado efetivo, você estará em condições de planejar investimentos de longo prazo, sabendo o retorno e tempo de retorno de suas ações. A partir daí será mais fácil desenvolver de uma forma mais detalhada um planejamento de suas ações.



É claro que quando você já tem experiência, quando já fez diferentes campanhas, é muito mais simples começar com um planejamento detalhado de suas ações, mas para um primeiro passo, para uma primeira experiência no Google Ads, este caminho pode fazer você obter melhores resultados com um investimento menor.







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