O que faz o profissional de Redes de Computador

O que faz o profissional de Redes de Computador

Publicação: 24/01/2019
Área:Redes de Computador

O que faz o profissional de Redes de Computador?

A tecnologia da informação evolui de uma forma muito rápida, exigindo continua atualização de quem atua profissionalmente na área. Assim, novas demandas surgem continuamente, novas áreas de atuação derivam de áreas antigas, e um profissional precisa estar continuamente se reinventando.

Quando falamos de um profissional da área de infraestrutura ou da área de redes de computador, em geral estamos tratando de um profissional responsável por manter funcionando adequadamente a infraestrutura computacional de uma empresa.

Algumas das atividades mais diretamente relacionadas a esta função são:


Gestão dos computadores

Em geral, é o profissional de redes de computador que vai estar envolvido, direta ou indiretamente, na gestão e manutenção dos computadores que compõem a rede de computadores da empresa em que trabalha, ou na qual presta serviços. Mesmo quando não é ele diretamente o envolvido nesta tarefa, é comum ele ser responsável por gerenciar a equipe que atua nestas atividades, ou servir de consultor para questões mais complexas.

As atividades podem envolver definir e orçar as máquinas mais adequadas para determinada tarefa, instalar, configurar e manter os sistemas operacionais e softwares instalados nas máquinas, identificar e corrigir problemas de hardware e software.

Para esta atividade, um domínio dos sistemas operacionais Windows é essencial, e um domínio do ambiente linux é, no mínimo, recomendável.

Cursos Alfamídia (presenciais e online):






Gestão da rede

Além de gerir os computadores, individualmente, o profissional desta área é responsável por manter a rede de computadores funcionando adequadamente, tanto na conexão interna entre computadores, quanto na conexão com a internet.

É essencial conhecimentos do protocolo TCP/IP, de internet, DNS.

Cursos Alfamídia (presenciais e online):





Gestão de servidores: Servidores de Bancos de Dados

Nas empresas de médio e grande porte, e muitas de pequeno porte, há a necessidade de manter um ou mais servidores de bancos de dados.

Estes servidores podem estar localizados dentro da empresa, ou na nuvem. Podem haver casos em que uma empresa terceira seja responsável pelos mesmos. Também é possível que haja um profissional exclusivo para manter os sistemas de gerenciamento de banco de dados (que, de todo modo, costuma ser um profissional da área de infraestrutura), mas muitas vezes é o profissional responsável pela rede dos computadores que também é responsável pelos bancos de dados da empresa.

As atividades envolvem manter os serviços, garantir que backups sejam feitos regularmente, resolver questões de desempenho. Muitas vezes este profissional precisa entender inclusive das consultas SQL realizadas no banco, pois elas podem afetar diretamente a estabilidade e desempenho do sistema.

É necessário conhecimento do sistema de gerenciamento de banco de dados utilizado pela empresa, como Oracle, SQL Server, MySQL, MariaDB, entre outros. Conhecimento de SQL também é essencial.

Cursos Alfamídia (presenciais e online):





Gestão de servidores: servidores Web, e-mail, entre outros

Em algumas empresas, incluindo grandes corporações e empresas de base tecnológica, a infraestrutura de tecnologia inclui servidores - na empresa ou na nuvem - responsáveis por manter o serviço de e-mail, o site, ou outros recursos de informática.

O profissional da área precisará de conhecimentos específicos dos sistemas utilizados naquela empresa em particular, mas é essencial um conhecimento teórico sobre os serviços internet básicos. Entendendo como funciona uma página web, um e-mail, e os principais serviços internet, ele consegue facilmente entender os recursos dos servidores que atendem estes serviços.

Cursos Alfamídia (presenciais e online):