Publicação: 18/03/2019
Área:Marketing Digital
Marketing Digital: a importância de construir uma base de cadastros para segmentar o público
Um dos maiores desafios do marketing digital é fazer a mensagem certa chegar ao cliente certo.
Esta é uma questão prioritária desde que surgiram os primeiros anúncios e ações de marketing tradicional, mas tem nuances e aspectos específicos no marketing digital. Chegar com o anúncio certo para a pessoa certa no momento certo é praticamente uma garantia de sucesso. Atingir este resultado, porém, pode ser desafiador.
Em anúncios em rádios, tvs, jornais, buscava-se definir o público através de uma análise do perfil de quem lia aquela coluna de jornal, ou assistia aquele determinado programa naquele horário em que o anúncio seria anunciado. No marketing digital, temos recursos bem mais precisos de segmentação.
Quando buscamos definir um público para nossa mensagem, existem diferentes formas de identificar este público. Diferentes ferramentas vão ter mais recursos ou vão ser mais efetivas para trabalhar com uma ou outra segmentação, mas podemos agrupar as principais formas de segmentar nosso público em três categorias diferentes:
Crie um rastreamento para Facebook Ads e Google Ads
Mesmo que você ainda não esteja com sua estratégia de anúncios pronta, vale a pena já inserir em seu site os códigos de rastreamento do Google e do Facebook.
Estes códigos vão permitir a ambos identificar quem está visitando seu site. No futuro, você poderá criar anúncios específicos para estes públicos.
Tanto Facebook Ads quanto Google Ads tem códigos próprios para este rastreamento, que podem ser obtidos quando você cria uma conta para anunciar, mesmo que ainda não tenha iniciado os investimentos em si em anúncios.
Crie o seu próprio cadastro
Os cadastros do Facebook e Google tem vantagens e desvantagens, não substituindo o seu próprio cadastro.
A principal vantagem é que, uma vez inseridos em seu site, os códigos de ambos automaticamente rastream e conseguem guardar informações sobre quem visita seu site, mesmo que este usuário não preencha nenhum cadastro.
A principal desvantagem é que estes dados não pertencem a você, pertencem ao Facebook, Google ou qualquer outra plataforma que esteja fazendo o rastreamento.
Já um cadastro que o visitante faça em seu site é uma informação que pertence a você, e que você poderá utilizar de inúmeras formas.
Por exemplo, se um visitante apenas deixar um e-mail (e autorizar seu contato), você pode:
(51) 3024-0730 - info@alfamidia.com.br - Porto Alegre/RS