Ferramentas de Análise de Redes

Ferramentas de Análise de Redes

Publicação: 15/01/2019
Área:Redes de Computador

Ferramentas de Análise de Rede

Ferramentas de análise de rede são fundamentais para que um administrador possa monitorar em detalhes o fluxo de comunicação em sua rede. Isso permite mais facilmente identificar problemas de hardware e software, presença de vírus, IPs duplicados e mesmo invasões por hackers.

Mais importante, aprendendo a utilizar estas ferramentas, o administrador também adquire um conhecimento mais aprofundado e detalhado de como é a comunicação em uma rede de computadores.

Confira nossa lista de ferramentas gratuitas para Análise de Redes:


Wireshark

Wireshark é um analisador de protocolo de rede, ou seja, uma ferramenta que permite que você acompanhe em tempo real o tráfego que passa por um computador. Além de todas as vantagens de conseguir ver exatamente o que está acontecendo quando você busca identificar um problema de conexão, termina por ser uma excelente ferramenta didática para quem deseja entender em detalhes a comunicação de dados em uma rede.






iPerf3

Iperf3 é uma ferramenta voltada para a mensuração do desempenho em uma rede. Você executa a aplicação em duas máquinas de sua rede, e ela consegue determinar a velocidade de transmissão entre as máquinas, a perda de pacotes e outras informações essenciais para uma análise de desempenho.





Nmap Security Scanner

A função do Nmap é explorar uma rede, identificando todas as máquinas conectadas a mesma, bem como os serviços que estas máquinas estão disponibilizando, o sistema operacional em que rodam, e diversas outras informações.

Nmap pode ser utilizado em auditorias, bem como para auxiliar em tarefas rotineiras de monitorar o funcionamento de uma rede, identificar quando alguma máquina fica indisponível, e questões semelhantes.





Angry IP Scanner

Trata-se de uma ferramenta que vasculha tanto uma rede interna quanto a internet, identificando IPs que estão conectados a rede as as portas que os mesmos estão utilizando.

Angry IP scanner faz um ping em cada endereço IP, de forma a identificar se o mesmo está ativo e respondedo a chamadas PING.