Desenvolvimento profissional de jogos indie: o desenvolvedor individual

Desenvolvimento profissional de jogos indie: o desenvolvedor individual

Publicação: 14/02/2019
Área:Jogos

Desenvolvimento profissional de jogos indie: o desenvolvedor individual

Talvez você já tenha ouvido o termo Indie Game ou mesmo Jogos Indie. Indie é a abreviação de independent, e indie games se refere àqueles jogos que são desenvolvidos de forma independente das grandes empresas de publicação e dos principais estúdios de desenvolvimento de jogos.

Não necessariamente um jogo indie é desenvolvido por apenas uma pessoa. Muitos jogos considerados indie são desenvolvidos por um grupo de programadores ou por uma pequena empresa, mas há também inúmeros jogos criados de forma realmente individual, desenvolvidos principalmente por um único desenvolvedor, que se envolve diretamente em todo o processo.

Ser um desenvolvedor individual é muito diferente de ser um membro de uma equipe que desenvolve jogos indie, e ainda mais diferente de ser um funcionário de uma grande empresa de jogos. Em certo sentido, o desafio é mais amplo, exigindo habilidades em muitas áreas diferentes para o profissional ter sucesso, mas também significa uma liberdade criativa muito maior.

Uma vantagem é que não há muitas barreiras de entrada, exceto sua própria capacidade, o que não significa que o retorno financeiro seja fácil ou garantido.

Confira algumas das atividades do desenvolvedor individual de jogos:

O Design do Jogo

Ser original não é garantia do sucesso de um jogo, assim como repetir uma fórmula clássica não significa que determinado jogo não encontrará um público fiel. O Design do jogo envolve muito mais que o conceito fundamental do mesmo e o quão original ele é. A temática, o roteiro, a arte conceitual, a facilidade de interação, o quão desafiador e impactante é o jogo, são todos aspectos fundamentais do Design, e que irão influenciar diretamente no grau de sucesso a ser obtido.

Mas originalidade também conta, e muito. Jogos originais e bem desenvolvidos muitas vezes criam novas tendências e revolucionam a indústria de games.

Um dos aspectos mais atraentes de ser um desenvolvedor individual é a possibilidade de controlar diretamente todo o processo criativo, colocar suas ideias em prática, criando um novo jogo com a sua visão.

Para um desenvolvedor individual, esta é muitas vezes a etapa mais recompensadora, mais ligada a sua criatividade.

Veja mais sobre o Game Design:




A Programação do Jogo

Nos primórdios do desenvolvimento de jogos, ser um desenvolvedor de jogos significava ser um excelente programador. Os primeiros jogos para Atari, por exemplo, eram desenvolvidos diretamente em Assembler por programadores (e programadoras) que tinham um conhecimento profundo sobre conceitos avançados de programação e sobre o hardware em que os jogos iriam executar. Era necessário saber a velocidade que as instruções eram executadas, o tempo de redesenho da tela da TV, quantos bytes eram ocupados por cada imagem e som, e como seria possível otimizar ao máximo os limitados recursos disponíveis.

Nos dias de hoje, a realidade mudou significativamente, inclusive para desenvolvedores individuais, porém ter um domínio de programação ainda é uma questão essencial. Inúmeras ferramentas, como GameMaker, Construct, Unity e Unreal permitem a construção de jogos profissionais em que a ferramenta facilita muito do processo, mas para a grande maioria dos jogos, a programação ainda é um elemento essencial no processo.

Se você vai trabalhar de forma individual, no mínimo o domínio de uma ferramenta que auxilia no desenvolvimento de jogos é essencial.

Cursos gratuitos Alfamídia sobre programação de jogos:




Artes no jogo: cenários, personagens, objetos

Muitos profissionais individuais são ao mesmo tempo os designers, os programadores e os artistas de seus próprios jogos. Porém, é mais comum esta etapa ser terceirizada, em especial quando você já está desenvolvendo e comercializando jogos de forma mais profissional.

A realidade é que, na grande maioria dos casos, o profissional que trabalha na programação de um jogo tem um perfil muito diferente do artista que cria imagens de cenários e personagens, e costuma ser relativamente fácil trabalhar de forma isolada no aspecto visual e artístico.

Assim, muitos desenvolvedores individuais, especialmente após começarem a obter algum retorno financeiro por seus jogos - ou quando já tem condições de fazer um investimento financeiro mesmo em seus primeiros jogos - contratam artistas para criar as imagens que serão necessárias no jogo.

Confira também alguns recursos prontos, gratuitos, disponíveis na internet, em nossos artigos sobre recursos para criação de jogos digitais:




Retorno financeiro

Tornar-se um profissional de desenvolvimento de jogos passa por garantir que esta atividade garanta seu retorno financeiro.

Normalmente isso é muito mais demorado para quem trabalha como desenvolvedor individual que para quem busca uma colocação como funcionário de uma empresa de desenvolvimento de jogos.

Há muitas formas de buscar uma receita com seu trabalho, mas todas envolvem uma postura empreendedora. Algumas formas de buscar receita e viabilizar seu trabalho são:

  • Prestar serviços, desenvolvendo jogos para terceiros
  • Comercializar seu jogo em lojas online
  • Gerar recursos de monetização, como elementos de um jogo gratuito que são pagos
  • Disponibilizar espaços para anúncios
  • Buscar investidores ou empresas que invistam em seu trabalho



Em todos os casos, seu sucesso está intimamente relacionado a sua capacidade de criar jogos diferenciados, que despertem a atenção de jogadores


Os primeiros passos para se tornar um desenvolvedor profissional

A Alfamídia oferece cursos presenciais em Porto Alegre e online especificamente pensados em preparar você para desenvolver jogos digitais para o mercado, seja como desenvolvedor individual, seja como um profissional que atua para empresas, em alguma área da construção de jogos.

Confira alguns de nossos principais cursos na área:

  • Curso de Construct - Oferecido apenas presencial em Porto Alegre, é o curso ideal para quem quer uma formação que ensina do início ao fim como construir um jogo profissional utilizando a ferramenta Construct
  • Criação de Jogos Digitais - com turmas presenciais e online, ensina a utilizar diferentes ferramentas (Construct, Unity, Blender) e desenvolver jogos 2D e 3D.
  • Curso Online de Jogos Digitais - dezenas de conteúdos e centenas de horas de aula de criação de jogos digitais.