Marketing Digital: uma fórmula mágica?

Publicação: 11/01/2019
Área:Marketing Digital

Marketing Digital - uma fórmula mágica?

As promessas do marketing digital são inúmeras, e é fácil encontrar uma infinidade de histórias de sucesso na internet. Empresas que passaram a faturar milhões da noite para o dia, estratégias de sucesso com custos muito reduzidos, campanhas que viralizaram, etc.

Na realidade, este tipo de informação cria, muitas vezes, uma falsa expectativa, não por ser falsa, em si, mas porque é fácil esquecer que apenas as histórias de sucesso ficam famosas, e os incontáveis casos de fracasso, e mesmo de resultados positivos mas bem mais modestos, são facilmente esquecidas.

De objetivo, temos que há semelhanças e diferenças entre o marketing digital e estratégias tradicionais de marketing, mas, bem empregado, ele pode de fato agregar muito valor a um negócio.

Marketing Digital ainda é marketing

Em primeiro lugar, qualquer estratégia de marketing digital precisa se preocupar com questões comuns a qualquer ação estratégica, tais como:

  • Os objetivos a serem buscados estão claramente definidos?
  • Há um entendimento claro de quais são os pontos fortes e fragilidades de nossa oferta, seja de serviços ou produtos
  • Há um planejamento de investimentos?
  • Há uma estratégia clara de mensuração de resultados?

Assim como qualquer estratégia, uma ação de marketing digital só terá chances significativas de gerar um resultado esperado se houver clareza do que deve ser feito e de como mensurar os resultados obtidos.


A natureza dinâmica do Marketing Digital

Talvez a principal diferença do marketing digital em relação ao chamado marketing tradicional é seu dinamismo. Ele está intimamente associado a internet, as redes sociais, aos dispositivos móveis, e, portanto, está em um processo de acelerada transformação impulsionada pelos avanços tecnológicos.

Assim, estratégias que eram efetivas até recentemente podem deixar de funcionar, novas ferramentas e serviços podem surgir e se popularizar, e qualquer ação na área exige uma contínua atenção quanto a tendências e novidades.

Por exemplo, uma estratégia bem sucedida de e-mail marketing pode subitamente deixar de funcionar por alguma mudança nos provedores de e-mail. Uma ação de Search Engine que gerava ótimos resultados pode se mostrar, subitamente, como totalmente ineficiente. Uma rede social pode perder importância e outra, nova, pode se tornar a mais importante para determinada ação.


Mensuração imediata

Ações de marketing tradicional permitem mensurações, e, na verdade, dependem delas. Uma das grandes características do marketing digital, porém, é sua capacidade de quase instantaneamente identificar os resultados de cada ação.

Ferramentas nos permitem identificar quem visitou nosso site, quem clicou em determinada mensagem de e-mail, etc... Justamente aproveitar ao máximo esta velocidade é uma das chaves do sucesso de qualquer ação estratégica.

Aproveitar ao máximo esta agilidade na mensuração e identificar quais ações estão gerando resultados e quais não estão, e tomar as ações adequadas, é um dos segredos do sucesso das ações de sucesso.


Instrumentos para uma estratégia de marketing digital

Não é foco deste artigo falar das estratégias de marketing digital, em si. Há estratégias voltadas para venda de infoprodutos, estratégias de posicionamento de marca, etc. Todas elas, porém, passam por entender as ferramentas que temos a disposição para implementarmos nossas ações, e o objetivo aqui é apresentar uma visão geral destes recursos do marketing.digital:

  • Search Engine Optimization (SEO)

    Muitos dos potenciais clientes de sua empresa vão pesquisar no Google por produtos ou serviços que podem ter relação com o que você oferece. Aparecer nas primeiras posições destas pesquisas representa uma importante fonte de possíveis clientes. O SEO trata justamente de identificar que palavras-chave da busca são de interesse, e como aparecer bem posicionado nas pesquisas.

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  • Google Ads

    Além das páginas retornadas de buscas, o Google ainda exibe anúncios pagos. Identificar o quanto investir e como segmentar o público e as pesquisas para gerar o melhor retorno para o investimento em mídia no Google é essencial para muitas estratégias de marketing digital. Embora exija investimentos maiores que o SEO, também permite gerar retornos em muito menos tempo.

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  • Redes Sociais

    O uso correto das redes sociais é, hoje, essencial para uma estratégia de marketing. Cada rede, porém, tem seu público, suas funcionalidades, e exige uma abordagem única.

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  • E-mail Marketing

    O e-mail marketing ainda é uma das ações mais efetivas de marketing digital, e é elemento essencial de inúmeras estratégias de venda online.

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