Publicação: 11/01/2019
Área:Marketing Digital
Marketing Digital - uma fórmula mágica?
As promessas do marketing digital são inúmeras, e é fácil encontrar uma infinidade de histórias de sucesso na internet. Empresas que passaram a faturar milhões da noite para o dia, estratégias de sucesso com custos muito reduzidos, campanhas que viralizaram, etc.
Na realidade, este tipo de informação cria, muitas vezes, uma falsa expectativa, não por ser falsa, em si, mas porque é fácil esquecer que apenas as histórias de sucesso ficam famosas, e os incontáveis casos de fracasso, e mesmo de resultados positivos mas bem mais modestos, são facilmente esquecidas.
De objetivo, temos que há semelhanças e diferenças entre o marketing digital e estratégias tradicionais de marketing, mas, bem empregado, ele pode de fato agregar muito valor a um negócio.
Marketing Digital ainda é marketing
Em primeiro lugar, qualquer estratégia de marketing digital precisa se preocupar com questões comuns a qualquer ação estratégica, tais como:
Assim como qualquer estratégia, uma ação de marketing digital só terá chances significativas de gerar um resultado esperado se houver clareza do que deve ser feito e de como mensurar os resultados obtidos.
A natureza dinâmica do Marketing Digital
Talvez a principal diferença do marketing digital em relação ao chamado marketing tradicional é seu dinamismo. Ele está intimamente associado a internet, as redes sociais, aos dispositivos móveis, e, portanto, está em um processo de acelerada transformação impulsionada pelos avanços tecnológicos.
Assim, estratégias que eram efetivas até recentemente podem deixar de funcionar, novas ferramentas e serviços podem surgir e se popularizar, e qualquer ação na área exige uma contínua atenção quanto a tendências e novidades.
Por exemplo, uma estratégia bem sucedida de e-mail marketing pode subitamente deixar de funcionar por alguma mudança nos provedores de e-mail. Uma ação de Search Engine que gerava ótimos resultados pode se mostrar, subitamente, como totalmente ineficiente. Uma rede social pode perder importância e outra, nova, pode se tornar a mais importante para determinada ação.
Mensuração imediata
Ações de marketing tradicional permitem mensurações, e, na verdade, dependem delas. Uma das grandes características do marketing digital, porém, é sua capacidade de quase instantaneamente identificar os resultados de cada ação.
Ferramentas nos permitem identificar quem visitou nosso site, quem clicou em determinada mensagem de e-mail, etc... Justamente aproveitar ao máximo esta velocidade é uma das chaves do sucesso de qualquer ação estratégica.
Aproveitar ao máximo esta agilidade na mensuração e identificar quais ações estão gerando resultados e quais não estão, e tomar as ações adequadas, é um dos segredos do sucesso das ações de sucesso.
Instrumentos para uma estratégia de marketing digital
Não é foco deste artigo falar das estratégias de marketing digital, em si. Há estratégias voltadas para venda de infoprodutos, estratégias de posicionamento de marca, etc. Todas elas, porém, passam por entender as ferramentas que temos a disposição para implementarmos nossas ações, e o objetivo aqui é apresentar uma visão geral destes recursos do marketing.digital:
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