Estratégias de E-mail Marketing - Automação de E-mail, Newsletter, E-mail Promocional

Publicação: 09/01/2019
Área:Artigos

Estratégias de E-mail Marketing - Automação de E-mail, Newsletter, E-mail Promocional

Uma estratégia efetiva de e-mail marketing precisa envolver uma série de elementos perfeitamente alinhados, como a construção da base de e-mails, o uso de landing pages adequadas, o monitoramento do ROI (retorno do investimento), o controle e otimização das taxas de entrega, etc.

Neste artigo iremos explorar apenas um aspecto da estratégia de e-mail marketing, que é o tipo de e-mail a ser enviado. A efetividade de qualquer ação, independente do tipo de envio escolhido, vai depender do adequado tratamento de todos os elementos da sua estratégia de e-mail marketing.

É importante observar que nenhuma alternativa é, em si, melhor ou pior que outra, e muitas vezes as estratégias de e-mail marketing de uma empresa podem incluir diferentes alternativas de envio ao longo do tempo.

Saiba mais sobre e-mail marketing nos cursos Alfamídia:





Automação de e-mail

Esta ação de e-mail marketing se tornou bastante popular nos últimos anos, tendo adquirido uma reputação de ser extremamente efetiva para a geração de vendas. Tanto que é um dos elementos principais de muitas estratégias de marketing digital e "máquinas de venda".

A essencia desta estratégia é gerar sequências de e-mails com base nas ações do cliente.

Para entender, nada melhor que mostrar uma típica sequência de automação de e-mail. Vamos apresentar um exemplo de um suposto portal que oferece ebooks gratuitos e ebooks pagos.


1. Cliente entra no portal e preenche seu e-mail para obter um ebook gratuito.
2. Primeiro e-mail é enviado agradecendo pelo cadastro e enviando informações para acessar o ebook.
3. Primeiro teste: se o cliente baixar o ebook, é enviado um e-mail alguns dias depois, perguntando o que ele achou do ebook e se tem interesse em outros materiais da área. Se o cliente não baixou o ebook, e-mail pergunta se ele teve alguma dificuldade.
4. Novo e-mail apresenta um novo material que pode ser de interesse do cliente
5. Segundo teste: se o cliente baixou o segundo material, envia e-mail oferecendo o ebook pago com desconto para uma compra nos próximos dias


Esta é obviamente uma sequência simplificada, apenas para mostrar a lógica de que cada e-mail é enviado em uma sequência, com base nas ações do cliente.

A ideia por tras da automação de e-mail é construir, de forma automática, uma relação com o cliente, em que ele adquire uma maior confiança no fornecedor e na qualidade dos serviços do mesmo, antes de receber uma ou mais ofertas de produtos ou serviços.

Características do e-mail:

Remetente do e-mail: tipicamente uma pessoa (real ou fictícia)
Destinatário: direcionado para um cliente em particular, muitas vezes utilizando o nome dele no corpo do e-mail
Linguagem do e-mail: formal ou informal. Uma linguagem mais promocional só usada após estabelecer uma relação de confiança
Objetivo: gerar vendas




Newsletter

A newsletter é um e-mail periódico enviado para toda uma base de e-mails com atualizações de informações de interesse do cliente, podendo ainda incluir novidades e promoções da empresa.

A periodicidade é um fator crítico para o sucesso da estratégia de newsletter. Tipicamente newsletters podem ser mensais, semanais e até mesmo diárias. Uma periodicidade menor envolve o desafio de produzir conteúdos em volume suficiente para manter o interesse dos assinantes, além de aumentar o risco do cliente cancelar por estar recebendo um volume muito alto de e-mails.

É sempre recomendável que a periodicidade, independe de qual for, seja mantida. Se uma newsletter é enviada todo mês, não é o ideal que passem dois ou três meses sem envio, para então serem enviadas duas ou três em sequência.

Embora possa ser utilizada para geração de vendas, a newsletter encontra seu principal uso na construção de relacionamento permanente com clientes e na construção de uma identidade de marca da empresa.

Características do e-mail:

Remetente do e-mail: tipicamente institucional
Destinatário: pode ser direcionado diretamente ao cliente, mas como é claramente uma newsletter genérica, costuma ser mais impessoal
Linguagem do e-mail: normalmente formal e informativa
Objetivo: construir relacionamento de longo prazo com o cliente




E-mail Promocional

O e-mail promocional é geralmente enviado quando a empresa está oferecendo uma promoção. É diferente da mensagem enviada por automação por não ser diretamente gerado por uma ação do cliente, e diferente da newsletter por não ter uma periodicidade fixa.

Embora possa ser enviado para toda a base de e-mails de uma empresa, muitas vezes é enviado de forma segmentada, com base no perfil dos clientes.

Por exemplo, uma livraria pode enviar um e-mail sobre uma promoção de livros apenas para clientes que compraram livros do mesmo autor.

Características do e-mail:

Remetente do e-mail: pode ser tanto uma pessoa (real ou fictício) como um remetente institucional
Destinatário: tanto pode ser o cliente diretamente, como ser enviado de forma genérica
Linguagem do e-mail: normalmente promocional, com ênfase nas condições e prazo para compra
Objetivo: gerar vendas